Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Março Amarelo - Mês de Conscientização a Endometriose

Endometriose Luta Diária

Março Amarelo - Mês de Conscientização a Endometriose

Doença que atinge uma em cada dez mulheres no Brasil pode ser controlada com diagnóstico precoce, tratamento e hábitos saudáveis.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Doença inflamatória provocada por células do endométrio – tecido que reveste o útero – que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a causar sangramentos. A infertilidade também está presente em muitos casos de mulheres com endometriose.

Outros sintomas que também podem ser sinais de alerta para a doença são, como dor durante as relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação; e dificuldade de engravidar.

O exame ginecológico é o primeiro passo para a identificação da doença. Exames laboratoriais também devem ser solicitados para a confirmação do caso clínico. O tratamento para a endometriose pode variar caso a caso, a partir da idade da paciente.

Leia Também:

Segundo o Ministério da Saúde, a endometriose atingiu mais de 26 mil brasileiras em 2021. A estimativa é de que uma a cada 10 mulheres sofra com os sintomas da doença e desconheça a sua existência.

FONTE/CRÉDITOS: Por Rackel Vieira
Comentários:

/Dê sua opinião

Você prefere assistir mais filmes ou séries nos streamings?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!