Terça-feira, 18 de Marco de 2025
As Múmias mais antigas do mundo não estão no Egito. Elas estão no Chile!

História e Geografia

As Múmias mais antigas do mundo não estão no Egito. Elas estão no Chile!

As múmias do povo Chinchorro, encontradas no deserto do Atacama, superam as famosas múmias egípcias em milhares de anos e revelam uma prática funerária fascinante.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Quando pensamos em múmias, o Egito geralmente é o primeiro país que vem à mente. Mas surpreendentemente, as múmias mais antigas do mundo foram descobertas no deserto do Atacama, no Chile, e pertencem ao povo Chinchorro, uma antiga civilização de caçadores-coletores que habitou a região há cerca de 7 mil anos. Ao contrário dos egípcios, que mumificavam apenas a elite, os Chinchorros realizavam o processo para todos os membros da comunidade.

O processo de mumificação dos Chinchorros era complexo e envolvia a retirada da pele e dos órgãos, seguido de costura e revestimento dos corpos com materiais como barro, junco e pele de leão-marinho. Curiosamente, os rostos eram cobertos com máscaras e os corpos enterrados no deserto, onde o clima árido ajudava na preservação. Com o tempo, os arqueólogos descobriram que esse ritual revelava muito sobre a cultura e estrutura social dos Chinchorros.

Infelizmente, muitas dessas múmias correm o risco de se deteriorar devido às mudanças climáticas e eventos naturais, que têm exposto os corpos aos elementos. Recentemente, um novo museu está sendo construído em Arica, no Chile, para abrigar e proteger esses preciosos artefatos arqueológicos, garantindo sua preservação para as futuras gerações.

Publicidade

Leia Também:

/Dê sua opinião

Qual hábito você acredita que mais impacta o meio ambiente?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!