Dirigir pela rua 14 em Detroit, Michigan, pode parecer comum, mas esta via inovadora está se tornando a primeira nos EUA a permitir que veículos elétricos carreguem suas baterias enquanto se movem. Com 400 metros de extensão, a rua piloto em Corktown é equipada com bobinas eletromagnéticas que, conectadas à rede elétrica, criam um campo eletromagnético acima da estrada. Este processo, conhecido como "carregamento indutivo", representa um passo ousado em direção à superação da "ansiedade de autonomia" que impede a adoção em massa de veículos elétricos.
A iniciativa, financiada em parte pelo Departamento de Trânsito de Michigan, é um projeto piloto liderado pela Electreon, fabricante de carros elétricos. O objetivo é estender a "rua inteligente" para 1,6 km nos próximos anos, testando a tecnologia em um ambiente urbano real. Este projeto faz parte do plano da governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, que busca tornar a infraestrutura de transporte do estado neutra em carbono até 2050.
Apesar do custo inicial elevado de cerca de US$ 1,25 milhões por quilômetro, a Electreon acredita que a tecnologia de carregamento sem fio logo se tornará mais acessível. Stefan Tongur, vice-presidente de desenvolvimento comercial da empresa, prevê que os custos de instalação cairão para cerca de US$ 750 mil por quilômetro e US$ 1 mil por receptor.
Enquanto críticos questionam a viabilidade em larga escala, Tongur argumenta que a tecnologia não precisa ser implementada em todas as ruas, destacando a abordagem estratégica da Electreon focada em corredores de trânsito frequentados por frotas comerciais. Esta abordagem pode reduzir custos operacionais para ônibus e caminhões que permanecem em movimento, eliminando a necessidade de paradas prolongadas para recarga.
A Electreon está conduzindo pilotos da tecnologia na Europa, Ásia e América, buscando expandir a infraestrutura de carregamento sem fio. Além disso, a empresa está explorando parcerias com operadoras de transporte público, como a Dan Bus Company em Tel Aviv. A implementação da tecnologia de Carregamento como Serviço (CaaS) pode oferecer uma solução acessível e contínua para operadores de veículos públicos, comerciais e autônomos.
Estudos indicam que estradas elétricas podem ser uma solução para infraestrutura de carregamento, especialmente em locais com poucas estações de recarga. Na Europa, a França planeja construir 8.850 km de estradas eletrificadas até 2035, enquanto a Alemanha estuda a instalação de cabos aéreos ou infraestrutura de carregamento indutivo em sua rede rodoviária. A Suécia estima um investimento de 30 a 40 bilhões de coroas suecas para construir cerca de 2 mil quilômetros de rodovias elétricas.
Com parcerias privadas e programas governamentais, como o investimento bilionário do governo Biden nos programas de Infraestrutura Nacional de Veículos Elétricos (Nevi) e Infraestrutura de Carregamento e Abastecimento (CFI), as estradas com carregamento elétrico podem se tornar parte integrante dos esforços para criar uma rede confiável de carregamento de veículos elétricos nos EUA.
À medida que a tecnologia de carregamento sem fio evolui, a ansiedade de autonomia pode ser substituída por uma confiança renovada na transição para veículos elétricos. A combinação de ruas inteligentes, parcerias estratégicas e programas de incentivo pode acelerar significativamente a adoção de veículos elétricos, impulsionando a mobilidade sustentável no futuro.
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