Domingo, 23 de Marco de 2025
Atentados contra Presidentes e candidatos se repetem na história dos EUA

História e Geografia

Atentados contra Presidentes e candidatos se repetem na história dos EUA

Relembre os principais atentados que abalaram a presidência dos Estados Unidos.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O recente atentado contra o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, no sábado, é apenas o mais recente ato de violência política que na história dos EUA. Trump declarou estar "bem" após uma bala raspar sua orelha durante um comício em Butler, Pensilvânia. O agressor foi morto por agentes do Serviço Secreto, e outra pessoa no evento também faleceu. As autoridades estão investigando o ataque como uma tentativa de assassinato.

Os assassinatos de Abraham Lincoln, James Garfield e William McKinley eventualmente levaram à proteção do Serviço Secreto, e o assassinato de John F. Kennedy chocou a nação, resultando em uma segurança ainda mais rigorosa ao redor do presidente.

Apesar dos novos protocolos, Gerald Ford foi alvo de duas tentativas de assassinato em um intervalo de 18 dias, e mais tarde Ronald Reagan foi gravemente ferido por uma bala no início de sua presidência em 1981.

Publicidade

Leia Também:

Quase todos os presidentes modernos foram alvos de atentados. O Serviço Secreto conseguiu frustrar quase todas essas tentativas, poucas das quais resultaram em ferimentos.

Vamos relembrar alguns desses fatos:

Durante a campanha de Trump em 2016, um britânico de 20 anos tentou pegar uma arma de um policial em um comício em Las Vegas. Ele mais tarde disse à polícia que estava tentando matar Trump e se declarou culpado de acusações federais de armas de fogo e perturbação.

Em 30 de março de 1981, John Hinckley Jr. disparou seis tiros contra o presidente em Washington, atingindo Reagan e mais três pessoas. O presidente foi gravemente ferido, mas se recuperou após uma cirurgia de emergência. As outras três vítimas também sobreviveram. Hinckley foi imediatamente preso e mantido em um hospital psiquiátrico até 2016, 12 anos após a morte de Reagan.

Lynette "Squeaky" Fromme, seguidora do líder de culto Charles Manson, tentou atirar em Ford em Sacramento, Califórnia, em 5 de setembro de 1975. Três semanas depois, Sara Jane Moore disparou um tiro contra Ford em San Francisco, tornando-se as duas mulheres mais proeminentes entre os aspirantes a assassinos na história dos EUA.

Sirhan Sirhan atirou e matou Kennedy, então candidato nas primárias democratas, em Los Angeles, em 5 de junho de 1968, menos de cinco anos após o assassinato de seu irmão mais velho. Sirhan foi condenado à prisão perpétua. O filho de Kennedy, Robert F. Kennedy Jr., está concorrendo como candidato independente à presidência em 2024.

Em 22 de novembro de 1963, Lee Harvey Oswald atirou e matou o presidente em Dallas, Texas. O assassinato continua a gerar debates sobre se Oswald agiu sozinho, especialmente após Oswald ter sido morto pelo dono de restaurante Jack Ruby dois dias depois.

Roosevelt era um ex-presidente fazendo campanha para retornar à Casa Branca quando foi baleado enquanto fazia um discurso em Milwaukee, em 14 de outubro de 1912. Protegido pelo texto de 50 páginas de seu discurso e por um estojo de óculos no bolso, ele continuou seu discurso e se recuperou, eventualmente perdendo para Woodrow Wilson. O aspirante a assassino John Schrank foi considerado legalmente insano e institucionalizado até sua morte.

McKinley foi baleado em Buffalo, Nova York, em 6 de setembro de 1901, e morreu posteriormente devido aos ferimentos, elevando o vice-presidente Roosevelt à presidência. O anarquista Leon Czolgosz foi condenado pelo assassinato e executado.

Garfield foi baleado em Washington em 2 de julho de 1881. Ele morreu devido a complicações dos ferimentos dois meses depois. O escritor e advogado Charles Guiteau foi condenado pelo crime e sentenciado à morte.

Lincoln foi baleado e morto em Washington em 14 de abril de 1865, por John Wilkes Booth, um ator conhecido e simpatizante confederado, que foi morto após uma perseguição que durou quase duas semanas.

/Dê sua opinião

Qual hábito você acredita que mais impacta o meio ambiente?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!