Quinta-feira, 20 de Marco de 2025
Brasil é o campeão mundial de impostos sobre veículos

Notícias

Brasil é o campeão mundial de impostos sobre veículos

Entenda como os impostos tornam os veículos mais caros no Brasil e curiosidades sobre a indústria automotiva.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Já se perguntou por que um carro que lá fora custa uma bagatela, aqui no Brasil parece ter preço de artigo de luxo? A resposta está nos impostos. Acredite se quiser: em alguns estados, até 44% do preço de um veículo é imposto. É uma das maiores taxas do mundo! Para comparar, na China, esse número é de 5%; nos Estados Unidos, 7%; e na Alemanha, 19%.

Com tanta carga tributária, fica difícil para as montadoras competirem, e o consumidor sofre na hora de financiar um veículo. Juros nas alturas (25% ao ano) e valores elevados praticamente transformam o sonho do carro próprio em um pesadelo.

Protecionismo e Concorrência

Se por um lado, a política protecionista visa a promover a produção local e o emprego, por outro, limita a concorrência.

O resultado são preços mais altos para os consumidores.

Custos trabalhistas

Os encargos trabalhistas do Brasil estão entre os mais altos do mundo.

Outros países com maior índice de custo de mão-de-obra são: Argentina, Ucrânia, Uruguai, Turquia, Rússia, África do Sul, Romênia, Egito e Vietnã, segundo a empresa de análise e consultoria de dados GlobalData, sediada em Londres, na Inglaterra.

Isso aumenta o custo de produção de carros e dificulta a competição dos fabricantes com outros países com custos de mão-de-obra mais baixos.

Fator Cultural e Lucro

Há um fator cultural em jogo, também: a paixão do brasileiro por carros.

O brasileiro sempre foi apaixonado por carro e sente-se diferenciado ao tê-lo. O carro é símbolo de status. É uma questão de oferta e demanda. Se as pessoas continuam comprando carros e eles estão mais caros, por que as empresas vão abaixar os preços?

Curiosidades sobre o impacto dos impostos

  • Menos carros na rua: Se o Brasil reduzisse apenas 1% da carga tributária, a produção de veículos aumentaria em 70 mil unidades por ano. Uma redução de 5%? Seriam 340 mil novos carros rodando por aí!
  • Preço médio salgado: Um carro popular no Brasil custa, em média, R$ 150 mil. Dá pra acreditar que isso é considerado "popular"?

Por que renovar a frota é tão importante?

Além dos carros de passeio, os caminhões também sofrem com o peso dos impostos e a falta de renovação da frota. Mais de 500 mil caminhões com mais de 25 anos ainda circulam no Brasil, liberando uma quantidade assustadora de fumaça. Renovar esses veículos ajudaria a reduzir a emissão de carbono e modernizar o transporte rodoviário, que é responsável por 65% das cargas do país.

A solução está na desoneração?

Especialistas acreditam que baixar os impostos poderia ser a chave para reaquecer o mercado automotivo e gerar empregos. Além disso, investir na indústria nacional, em vez de abrir mão de impostos com a importação de veículos, poderia trazer benefícios significativos.

E você, já imaginou como seria o preço de um carro no Brasil sem tantos impostos? Quem sabe um dia, né?

FONTE/CRÉDITOS: BBC.com
Comentários:

/Dê sua opinião

Qual hábito você acredita que mais impacta o meio ambiente?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!