Já imaginou uma entidade espiritual que diz comandar o clima?
Sim, existe. E ela é brasileira.
A Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC) afirma ter o poder de intervir misticamente em desastres naturais, afastar tempestades, trazer chuva para regiões secas e até evitar que eventos internacionais sejam cancelados por causa do clima.
Se você acha isso inacreditável, saiba que governos, artistas e até empresas já procuraram a fundação em momentos críticos. Recentemente, a FCCC ganhou os holofotes novamente ao romper relações com os Estados Unidos após um tarifaço imposto por Donald Trump ao Brasil.
A origem mística da fundação
A história começa em 1931, no interior do Paraná, durante uma noite de geada forte. Uma mulher entra em trabalho de parto enquanto plantações são devastadas pelo frio. Segundo a versão contada pela própria fundação, Padre Cícero teria aparecido em espírito para anunciar o nascimento de uma criança com dons sobrenaturais.
Essa criança era Adelaide Scritori, filha do médium Ângelo Scritori, que, anos depois, passaria a se comunicar com o espírito do Cacique Cobra Coral. Com o tempo, a fundação foi crescendo e se consolidando, unindo elementos de espiritualidade, ciência e influência política.
Clima sob controle? Os eventos mais curiosos
A FCCC afirma ter atuado em diversos momentos emblemáticos:
-
Rock in Rio e Réveillon do Rio: afastando chuvas durante as festas
-
Olimpíadas de Pequim em 2008: reduzindo os ventos em Hong Kong para que as provas de hipismo não fossem canceladas
-
Estiagem no Meio-Oeste dos EUA: em 2013, buscando atrair chuva para regiões agrícolas afetadas
-
Santa Catarina em 1985: parceria oficial para minimizar os efeitos das enchentes
E tem mais: fãs de Taylor Swift chegaram a cogitar a ajuda da FCCC para garantir tempo bom nos shows da cantora no Brasil em 2023. Não é meme.
Da espiritualidade ao embate geopolítico
Após o anúncio de tarifas altíssimas sobre produtos brasileiros, a FCCC decidiu suspender toda e qualquer assistência climática aos Estados Unidos. Em uma postagem direta a Donald Trump, a fundação escreveu:
“A vida, presidente, é feita de escolhas. Cada escolha exige uma renúncia. Não se pode ter tudo.”
O aviso veio acompanhado de uma contagem regressiva e um alerta climático, dizendo que os EUA estavam por sua conta e risco — lembrando ainda da ajuda oferecida durante o furacão Milton, na Flórida.
Horas depois, coincidentemente (ou não), os EUA emitiram um alerta de tsunami para o Havaí, Alasca e Costa do Pacífico.
Quem comanda a fundação hoje?
Atualmente, a FCCC é presidida pelo médium e jornalista Daniel Miranda Costa, sucessor espiritual de Adelaide Scritori. Entre os nomes ligados à fundação está até o escritor Paulo Coelho, que foi vice-presidente da entidade entre 2004 e 2006.
Mistério, fé, política e clima
Se é verdade ou não, o fato é que a Fundação Cacique Cobra Coral tem uma história longa, cheia de episódios curiosos e que envolve desde líderes espirituais até chefes de Estado.
Já imaginou viver num mundo onde uma entidade espiritual diz ter o poder de proteger (ou punir) países inteiros com o clima?
No mínimo, curioso.
