Sabado, 22 de Marco de 2025
Capivara foi responsável pelo atraso de 25 voos da Latam no aeroporto de Guarulhos

Meio Ambiente

Capivara foi responsável pelo atraso de 25 voos da Latam no aeroporto de Guarulhos

Maior roedor do mundo protagoniza incidente inusitado e afeta programação de voos.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, um incidente inusitado interrompeu a rotina dos voos. De acordo com Jerome Cadier, CEO da Latam, uma capivara invadiu a pista, ocasionando atrasos em cerca de 25 voos da empresa no último dia 1º.

O animal, que é o maior roedor do mundo e já é conhecido por marcar presença nas margens do Rio Pinheiros, na capital paulista, parece ter se aventurado em uma área inesperada, impactando diretamente na operação aérea do aeroporto.

A situação levou à suspensão de pousos e decolagens por aproximadamente 15 minutos, entre 8h05 e 8h20, causando um efeito cascata na programação da companhia. Como explicou Cadier em suas redes sociais, o atraso em um voo muitas vezes resulta em atrasos subsequentes, afetando não apenas os passageiros, mas também a equipe de bordo, agentes aeroportuários e o funcionamento geral do aeroporto.

Publicidade

Leia Também:

Apesar do relato da Latam, a GruAirport, concessionária responsável pelo aeroporto de Cumbica, afirmou que uma inspeção realizada na pista naquele dia não identificou a presença de nenhum animal. A empresa garante que possui procedimentos e uma equipe especializada para lidar com questões relacionadas à fauna, seguindo as diretrizes estipuladas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Joselito Paulo, presidente da Associação Brasileira de Segurança de Aviação, sugere que o cercamento das pistas poderia ser uma solução para evitar incidentes envolvendo a fauna terrestre.

Enquanto isso, as companhias aéreas Gol e Azul relataram que não enfrentaram impactos significativos em suas operações naquele dia. A Prefeitura de Guarulhos informou que não foi notificada sobre o ocorrido e ressaltou que a proteção das áreas dos terminais de passageiros e pistas é de responsabilidade da GruAirport.

FONTE/CRÉDITOS: Globo News
Comentários:

/Dê sua opinião

Qual hábito você acredita que mais impacta o meio ambiente?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!