Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Cine FACERES aborda o racismo e as desigualdades na saúde

Patrocinado

Cine FACERES aborda o racismo e as desigualdades na saúde

A Faculdade de Medicina FACERES, através do projeto Cine FACERES 2025, exibe, a partir de 19 de fevereiro, sete filmes que mostram o racismo estrutural na sociedade e seus impactos na saúde pública. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade acadêmica e ao público

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A discriminação racial impacta a vida da população negra de diversas maneiras, sendo a violência uma das formas mais evidentes e recorrentes em todo o mundo. Além disso, estudos na área da saúde têm evidenciado como o racismo afeta o bem-estar, contribuindo para o adoecimento e o aumento das taxas de mortalidade desses indivíduos.

O Cine FACERES 2025, projeto da Faculdade de Medicina FACERES, apresenta o ciclo "Racismo e Saúde – Reflexões sobre Desigualdades na Medicina", com curadoria do Prof. Dr. Araré Carvalho, em colaboração com o Núcleo Acadêmico Cultural (NAC) e o Coletivo Antirracista.

O projeto, que consiste na exibição de sete filmes que abordam o racismo estrutural na sociedade e seus impactos na saúde pública, busca sensibilizar e conscientizar a comunidade acadêmica e o público sobre a urgência de uma medicina mais justa e inclusiva.

Publicidade

Leia Também:

A estreia do ciclo será com o drama biográfico "Quase Deuses" (2004), baseado na história real de Vivien Thomas, um marceneiro que se torna um pioneiro na medicina, abordando questões de igualdade e justiça racial.

Para o professor, a ideia de criar o Cine FACERES 2025 visa construir uma medicina mais justa e inclusiva para todos. “O cinema é uma ferramenta poderosa para promover a reflexão crítica e o diálogo sobre o racismo na saúde, além de ser um instrumento de transformação social”, explica Araré.

O Cine FACERES tem início no dia 19/02, às 18h, no auditório da faculdade. As sessões são gratuitas e abertas à comunidade acadêmica e rio-pretense.

“Além das exibições, o ciclo culminará na produção de um livro escrito pelos alunos participantes, no qual cada um poderá escolher um dos filmes exibidos e redigir um capítulo relacionando a obra à medicina e à saúde de forma geral”, finaliza Araré.



Website: https://faceres.com.br/
FONTE/CRÉDITOS: DINO
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Cartaz do filme
Comentários:

/Dê sua opinião

Você prefere assistir mais filmes ou séries nos streamings?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!