Domingo, 23 de Marco de 2025
Entenda por que o presunto fica viscoso e se pode ser consumido mesmo assim

Bem-Estar

Entenda por que o presunto fica viscoso e se pode ser consumido mesmo assim

O presunto ficou pegajoso e esbranquiçado? Saiba o que causa isso, se pode ser consumido e como conservá-lo corretamente para evitar esse problema.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presunto pode ficar viscoso devido à formação de bactérias lácteas, que se desenvolvem quando o alimento é exposto à umidade e ao ar. Esse fenômeno acontece especialmente em ambientes úmidos ou quando o presunto é mal armazenado. Embora essas bactérias não sejam altamente perigosas, elas podem alterar o sabor e causar desconforto digestivo.

Para garantir a segurança, é aconselhável evitar o consumo de presunto que esteja viscoso, especialmente se apresentar um cheiro forte. A conservação correta envolve mantê-lo na parte mais fria da geladeira, dentro de recipientes herméticos, e consumi-lo em até 3 a 5 dias após aberto.

Fique atento a sinais como alteração de cor, cheiro e sabor, pois esses indicativos podem apontar deterioração do alimento. Manchas esverdeadas ou cheiro desagradável sugerem que o presunto está estragado, sendo melhor descartá-lo.

Publicidade

Leia Também:

/Dê sua opinião

Qual hábito você acredita que mais impacta o meio ambiente?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!