Quinta-feira, 20 de Marco de 2025
Guerra contra a dengue: cidade paga por captura de mosquitos

Meio Ambiente

Guerra contra a dengue: cidade paga por captura de mosquitos

Um jeito inusitado (e lucrativo) de combater a dengue

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Já imaginou ganhar dinheiro por capturar mosquitos? Pois é exatamente isso que está acontecendo na vila de Addition Hills, nas Filipinas! Em meio a um surto de dengue, a comunidade criou um programa curioso: os moradores recebem dinheiro para entregar mosquitos capturados, vivos ou mortos. Mas será que isso funciona? E será que pode dar errado?

Como funciona essa recompensa por mosquitos?

Para incentivar o combate à dengue, a vila decidiu pagar 1 peso filipino (equivalente a cerca de 9 centavos de real) para cada cinco mosquitos ou larvas entregues. O objetivo é simples: reduzir rapidamente a população dos mosquitos transmissores da doença.

O líder da vila, Carlito Cernal, acredita que essa estratégia pode ajudar no controle da dengue e afirma que o programa será encerrado assim que os casos diminuírem. Mas nem todo mundo está convencido de que essa é a melhor solução.

Publicidade

Leia Também:

O problema inesperado: criação de mosquitos para lucro?

Uma preocupação levantada por especialistas é que algumas pessoas possam começar a criar mosquitos apenas para vendê-los! Isso tornaria a iniciativa um tiro no pé. No entanto, as autoridades locais acreditam que a recompensa é pequena o suficiente para evitar esse tipo de comportamento.

Além disso, médicos e especialistas lembram que eliminar os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti é muito mais eficaz do que apenas capturá-los. Ou seja, de nada adianta caçar mosquitos se os criadouros continuarem espalhados pela cidade.

Curiosidades sobre o combate à dengue ao redor do mundo

  • Mosquitos geneticamente modificados: Em alguns países, cientistas já soltaram mosquitos alterados geneticamente para que eles não consigam se reproduzir, reduzindo naturalmente sua população.

  • Peixes predadores de larvas: Em algumas regiões, pequenos peixes são usados para comer as larvas do Aedes aegypti, impedindo que cheguem à fase adulta.

  • Drones contra a dengue: Algumas cidades começaram a usar drones para identificar e eliminar focos do mosquito em locais de difícil acesso.

O que realmente funciona para evitar a dengue?

Se a ideia de ganhar dinheiro caçando mosquitos parece divertida, a verdade é que o combate à dengue precisa ir além. Algumas ações simples podem fazer toda a diferença:

  • Elimine água parada em vasos, pneus e garrafas.

  • Mantenha caixas d’água e reservatórios bem tampados.

  • Coloque areia nos pratos de plantas para evitar acúmulo de água.

  • Utilize repelentes e telas para afastar os mosquitos.

  • Caso apresente sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas, procure um médico rapidamente.

E aí, o que achou dessa ideia maluca das Filipinas? Você participaria dessa caça aos mosquitos se existisse no Brasil? Conta pra gente nos comentários!

Comentários:

/Dê sua opinião

Qual hábito você acredita que mais impacta o meio ambiente?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!