Quinta-feira, 20 de Marco de 2025
Macacos aprenderam a usar dinheiro, e o inesperado surgiu!

Mundo Animal

Macacos aprenderam a usar dinheiro, e o inesperado surgiu!

Quando cientistas ensinaram macacos a usar moedas, algo surpreendente aconteceu: o "primeiro comércio de serviços" do reino animal.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Você já imaginou macacos entendendo o conceito de dinheiro? Parece coisa de filme, mas foi exatamente o que aconteceu em um experimento curioso conduzido por cientistas. O objetivo inicial era simples: ensinar macacos a trocar fichas por comida. Só que, com o tempo, os bichinhos mostraram que sabiam muito mais do que esperávamos...

Quando os macacos viraram economistas

Tudo começou quando pesquisadores deram fichas aos macacos-prego e ensinaram que elas poderiam ser trocadas por uvas ou gelatina. Em pouco tempo, os macacos aprenderam a “comprar” o que mais gostavam e até começaram a comparar preços. Sim, eles sabiam o valor das fichas e faziam escolhas conscientes, como verdadeiros economistas.

A surpresa inusitada

Durante o experimento, um dos macacos foi além e fez algo inesperado: trocar uma ficha por um “favor” de outro macaco. Foi a primeira vez que um comportamento semelhante ao comércio de "serviços" foi observado no reino animal. E o que o macaco "pagou" com a ficha? Um ato que deixou os cientistas de queixo caído: sexo.

Publicidade

Leia Também:

Logo após a troca, o “macaco pago” usou a ficha recebida para comprar uma deliciosa uva. Esse comportamento curioso chamou a atenção e abriu espaço para muitas perguntas sobre a natureza dos incentivos e da aprendizagem social em animais.

Comentários:

/Dê sua opinião

Qual hábito você acredita que mais impacta o meio ambiente?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!