Quinta-feira, 20 de Marco de 2025
Mesmo a 1,6 mil km/h, por que não sentimos a Terra girando? A ciência explica

Ciência

Mesmo a 1,6 mil km/h, por que não sentimos a Terra girando? A ciência explica

Apesar da Terra girar a uma velocidade impressionante de 1.670 km/h no equador, nosso corpo não sente esse movimento. Descubra o motivo!

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Apesar da Terra girar a cerca de 1.670 km/h no equador, nós não percebemos esse movimento porque ele ocorre de forma constante e suave. Isso significa que não há mudanças bruscas na velocidade angular que possam ser detectadas por nossos sentidos. Além disso, a gravidade nos mantém firmemente fixados à superfície da Terra, e a atmosfera se move junto conosco, o que elimina qualquer sensação de deslocamento.
Publicidade

Leia Também:

Nosso corpo também se adapta a esse movimento desde o nascimento. O sistema vestibular, que controla o equilíbrio, se ajusta naturalmente à rotação da Terra, tornando-a imperceptível. Como não há um ponto de referência externo fixo ao qual possamos comparar esse movimento, sentimos que estamos em repouso, mesmo enquanto viajamos a alta velocidade pelo espaço.

A gravidade também desempenha um papel fundamental na estabilização da rotação da Terra. Ela impede que oscilações excessivas ocorram, mantendo nosso planeta em um movimento estável. Por isso, mesmo a uma velocidade impressionante, a rotação da Terra passa despercebida no nosso cotidiano.

/Dê sua opinião

Qual hábito você acredita que mais impacta o meio ambiente?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!