Cientistas em Israel podem ter encontrado uma explicação natural para o famoso "milagre da multiplicação dos peixes" de Jesus. Segundo um estudo publicado na Water Resources Research, o fenômeno pode estar relacionado à “ressurgência” – um evento curioso que faz peixes em grandes quantidades aparecerem próximo à costa do Mar da Galileia, também conhecido como Lago Tiberíades. Essa descoberta mexe com as tradições religiosas, mas também abre uma nova perspectiva sobre os relatos bíblicos.
De acordo com os pesquisadores, essa “matança de peixes” acontece quando águas profundas, com baixo oxigênio, chegam à superfície, geralmente no verão. Esse fenômeno ocorre devido a uma mistura entre camadas de temperaturas diferentes no lago, causada pelo vento, o que deixa os peixes sufocados em águas mais rasas. E o mais interessante? Isso tende a acontecer em Tabgha, local onde o milagre é tradicionalmente situado.
Fenômenos semelhantes foram registrados em lagos no Canadá, nos Estados Unidos e até mesmo em outras épocas no próprio Lago da Galileia, como nos anos 90 e 2000. O estudo levanta uma possibilidade intrigante, sem desmerecer a visão religiosa, mas propondo que a combinação de eventos naturais e condições climáticas pode ter sido uma aliada do "milagre".
A ciência, ao tentar explicar essa passagem, nos lembra o quanto ainda temos a descobrir. Entre ciência e fé, o estudo deixa a critério de cada um escolher como interpretar os relatos. E você, o que acha?