Quando se trata de manter guias abertas enquanto navega na internet, não há muito meio-termo. Ou você é alguém que simplesmente não suporta a bagunça de ter vários sites abertos de uma vez, ou está mais do que feliz em acumular centenas de janelas do navegador "apenas no caso" de elas serem úteis um dia.
Mas a engenheira de software Hazel realmente exagerou em sua obsessão por manter guias abertas, adquirindo orgulhosamente impressionantes 7.500 páginas da web abertas no Firefox ao longo de mais de dois anos.
Muita gente pensou que seria uma lívio e um novo começo quando tudo desapareceu repentinamente, no entanto, para surpresa das pessoas, ela estava pedindo ajuda no X esperando que alguém pudesse ajudá-la a recuperá-las. Ela compartilhou uma postagem frustrada explicando que o Firefox havia "se recusado a restaurar" sua sessão que ela tinha há mais de dois anos no navegador Mozilla, que estava sobrecarregado com incríveis 7.470 guias abertas. Ela escreveu: "O Firefox se recusou a restaurar minha sessão que eu tinha há mais de 2 anos.... mais de 7 mil guias pelo ralo...."
Após o pânico inicial quanto à perda de mais de dois anos de navegação na internet ter passado, Hazel teve sorte de poder restaurar seu enorme catálogo de guias graças à função de cache de perfil do Firefox. Ela disse que levou "não mais do que um minuto" para que as 7.470 páginas da web voltassem, enquanto agradecia às poucas pessoas compreensivas que apoiaram e deram conselhos.
Hazel explicou que, apesar do que as pessoas possam presumir, o impacto na memória de seu notebook é "marginal", enquanto também não teve reclamações sobre as guias diminuindo a velocidade do dispositivo. Ela acrescentou: "O arquivo de sessão que contém as informações das guias tem apenas cerca de 70MB, e o Firefox só carrega uma guia na memória se eu a tiver aberto recentemente."
Explicando ainda mais, ela disse à PCMag: "O Firefox é bastante eficiente em termos de memória e na verdade não carrega os sites a menos que eu clique na guia - então não é muito intensivo em recursos." Um representante da Mozilla também confirmou as teorias de Hazel sobre os equívocos em torno do acumulo de guias para a publicação, dizendo que ter muitas abertas consome "praticamente nenhuma memória".