Diminuir a velocidade perto de radares pode não ser mais eficaz contra multas. Eu sei que você faz isso, mas a tendência é que não dê mais certo. Um novo sistema de fiscalização, com tecnologia avançada, agora vai controlar a velocidade média dos veículos ao longo de trechos específicos das estradas brasileiras. Esse modelo, diferentemente dos radares convencionais, mede o tempo que o veículo leva para percorrer a distância entre dois pontos, avaliando se está dentro do limite permitido.
Esse sistema já é utilizado em vários países europeus, onde ajudou a reduzir acidentes fatais em até 50%. A tecnologia aumenta a segurança ao incentivar práticas mais responsáveis no trânsito e promete melhorar a fiscalização sem depender apenas de radares fixos. Quem está habituado a acelerar entre os radares e frear próximo aos pontos de controle agora terá mais dificuldade para escapar das penalidades.
No Brasil, a BR-050, em Uberaba (MG), é uma das primeiras estradas a testar o novo radar inteligente, ainda em fase experimental. A previsão é que, em breve, comece a gerar multas. Com o potencial de expandir para outras rodovias, essa inovação tem como objetivo não só punir infrações, mas conscientizar motoristas sobre a importância da direção segura e constante no trânsito.