O cortador de gesso, ou serra de gesso, é projetado especificamente para cortar materiais rígidos, como o gesso usado em imobilizações ortopédicas, sem danificar a pele humana. Isso é possível graças ao seu funcionamento e design únicos. Ao contrário de serras tradicionais, que utilizam um movimento contínuo de vai-e-vem ou rotação, a serra de gesso opera com um movimento oscilatório de alta frequência.
Publicidade
A lâmina vibra rapidamente em um pequeno arco, o que é eficaz para cortar materiais duros como o gesso, mas não tem a mesma eficácia em tecidos moles, como a pele. O gesso, sendo rígido, é vulnerável ao corte por esse tipo de serra, enquanto a pele humana, sendo macia e flexível, tende a se mover com a vibração da lâmina em vez de ser cortada. Isso ocorre porque a pele se adapta ao movimento da serra, reduzindo significativamente a possibilidade de lesões.
Além disso, as lâminas das serras de gesso são projetadas com dentes menos agressivos e um formato que maximiza a eficiência no corte de materiais rígidos, ao mesmo tempo em que minimiza o risco de danos aos tecidos moles. Embora o cortador de gesso seja seguro para uso em contato com a pele, os profissionais de saúde devem sempre manuseá-lo com cuidado para evitar pressão excessiva ou contato prolongado, o que poderia causar irritação ou desconforto.