Terça-feira, 08 de Julho de 2025
Por que os cortadores de gesso não cortam a pele?

Bem-Estar

Por que os cortadores de gesso não cortam a pele?

Entenda mais sobre essa maravilha da tecnologia médica.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
O cortador de gesso, ou serra de gesso, é projetado especificamente para cortar materiais rígidos, como o gesso usado em imobilizações ortopédicas, sem danificar a pele humana. Isso é possível graças ao seu funcionamento e design únicos. Ao contrário de serras tradicionais, que utilizam um movimento contínuo de vai-e-vem ou rotação, a serra de gesso opera com um movimento oscilatório de alta frequência.
 
Publicidade

Leia Também:

A lâmina vibra rapidamente em um pequeno arco, o que é eficaz para cortar materiais duros como o gesso, mas não tem a mesma eficácia em tecidos moles, como a pele. O gesso, sendo rígido, é vulnerável ao corte por esse tipo de serra, enquanto a pele humana, sendo macia e flexível, tende a se mover com a vibração da lâmina em vez de ser cortada. Isso ocorre porque a pele se adapta ao movimento da serra, reduzindo significativamente a possibilidade de lesões.
 
Além disso, as lâminas das serras de gesso são projetadas com dentes menos agressivos e um formato que maximiza a eficiência no corte de materiais rígidos, ao mesmo tempo em que minimiza o risco de danos aos tecidos moles. Embora o cortador de gesso seja seguro para uso em contato com a pele, os profissionais de saúde devem sempre manuseá-lo com cuidado para evitar pressão excessiva ou contato prolongado, o que poderia causar irritação ou desconforto.
 


/Dê sua opinião

Você prefere assistir mais filmes ou séries nos streamings?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!