O aplicativo mais usado pelos brasileiros está testando um novo recurso que pode te salvar daquele amigo boca de sacola fofoqueiro que não consegue guardar um segredo. A ideia é aumentar a proteção nas conversas, principalmente aquelas que envolvem informações mais sensíveis — ou só uma boa fofoca entre amigos, vai...
Mas será que funciona mesmo? E será que você está realmente protegido? Vem descobrir!
Modo privacidade avançada: o que é e como funciona?
O WhatsApp está testando uma função chamada "privacidade avançada". Quando ativada, ela impede que outras pessoas:
-
Exportem o chat para outras plataformas
-
Salvem automaticamente mídias (fotos, vídeos, áudios) na galeria do celular
-
Usem a inteligência artificial da Meta AI dentro daquela conversa
Ou seja, é um passo importante pra manter os assuntos dentro da conversa e evitar aquele vazamento básico de prints no grupo da família. Mas, calma... nem tudo são flores.
Todos na conversa saberão que a função está ativa
Nada de modo invisível! Quando a privacidade avançada é ativada, todos os participantes da conversa recebem uma notificação. Isso significa que, se você ativar o modo secreto no grupo do futebol ou na conversa com o crush, todo mundo vai saber que você está tentando manter as coisas... discretas.
Aliás, esse recurso funciona individualmente em cada chat, e não nas configurações gerais do WhatsApp. Ou seja, você escolhe onde ativar.
Mas ainda não bloqueia prints de tela 🤦♂️
Sim, o WhatsApp pode bloquear o salvamento de arquivos e impedir exportações, mas não impede que alguém tire print da tela ou grave a conversa com outro aparelho. Ou seja: print ainda é rei.
Por enquanto, a Meta ainda não implementou nenhuma detecção de captura de tela no WhatsApp — nem no celular, nem na versão desktop. Então, todo cuidado ainda é pouco. E vale lembrar: se não quiser que vaze, talvez seja melhor nem escrever.
Curiosidades extras: você sabia?
📱 O Telegram já permite chats com autodestruição e bloqueio contra print em alguns casos — mas ainda assim dá pra burlar com outro celular.
🧠 O WhatsApp está cada vez mais integrando IA, mas a "privacidade avançada" desativa a Meta AI em bate-papos sensíveis.
💬 O Brasil está entre os países que mais utilizam o WhatsApp — e também onde mais circulam prints “indesejados” nas redes sociais. Coincidência?
Então, vale a pena usar?
Se você quer mais controle sobre o que compartilha e com quem, vale sim testar o recurso quando ele estiver disponível para todos. Só lembre-se: privacidade 100% ainda não existe, especialmente na internet. Mas informação e consciência já são meio caminho andado.
Comentários: