Manter o celular funcionando em sua melhor performance depende de cuidados simples, mas essenciais, como a maneira de carregar o aparelho. Hoje, os smartphones fazem parte da nossa rotina e, por isso, saber como aumentar a vida útil da bateria é fundamental para garantir que o dispositivo continue a funcionar de forma eficiente por mais tempo. A questão principal é: qual é a porcentagem ideal para carregar o celular?
O hábito de deixar o celular carregando durante toda a noite é bastante comum, mas não é o mais recomendado. Mesmo que muitos smartphones iOS e Android possuam uma função de limite de carga, que interrompe o carregamento ao atingir 80%, essa prática pode desgastar a bateria a longo prazo. O ideal é manter a carga entre 20% e 80% para preservar a saúde da bateria.
Carregar o celular até 100% não é necessário para o bom funcionamento do aparelho. Na verdade, uma carga superior a 80% já é suficiente para que o dispositivo desempenhe suas funções sem problemas. Exceder essa marca regularmente pode diminuir a vida útil da bateria, que é composta, em sua maioria, por íons de lítio, suscetíveis ao desgaste quando o nível de carga fica muito alto ou muito baixo.
O ponto ideal para iniciar o carregamento é quando a bateria estiver entre 30% e 50%. Os especialistas sugerem que 40% é a melhor faixa para conectar o dispositivo à tomada. Por outro lado, é importante evitar que a bateria caia abaixo de 20%, pois isso acelera o desgaste natural das células de lítio.
Além de controlar a porcentagem de carga, alguns erros simples podem ser evitados para prolongar a vida útil da bateria:
Carregadores falsificados ou incompatíveis podem prejudicar a bateria a longo prazo; As portas USB do computador não fornecem a mesma quantidade de energia que um carregador adequado; Baterias de lítio se deterioram mais rapidamente quando chegam a 0%.
Manter esses cuidados ajuda a garantir que seu smartphone continue funcionando perfeitamente por muito mais tempo.