Terça-feira, 18 de Marco de 2025
Saiba como diferenciar e escolher os cortes de carne ideais para cada ocasião

Só Coisas Boas

Saiba como diferenciar e escolher os cortes de carne ideais para cada ocasião

Cortes de carne bovina: Um guia prático para a seleção certa em suas receitas

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Você já se deparou com uma infinidade de cortes de carne bovina e ficou em dúvida sobre qual escolher? 

O Brasil é um dos principais produtores de carne bovina do mundo, oferecendo uma imensa gama de cortes comerciais. Para facilitar sua vida na hora de preparar suas refeições, aqui estão algumas informações cruciais sobre os tipos de cortes de carne bovina:

Cortes Nobres

Os cortes nobres estão localizados na parte traseira e na linha dorsal do animal. São reconhecidos por sua qualidade superior e maciez, devido à menor atividade muscular nessas regiões. O filé mignon e a picanha são exemplos populares desses cortes, sendo o primeiro ideal para pratos requintados e a segunda garantindo suculência em churrascos. Também temos cortes como short rib (parte nobre da costela dianteira que acompanha o miolo do acém), o  Prime Rib, que é um corte de carnes especiais feito entre a sexta e a décima segunda vértebra bovina, conservando um grande osso, o Bife Ancho, também conhecido como entrecôte ou filé de costela e o bife de chorizo, que é uma carne altamente macia e com sabor concentrado, retirada do meio da parte traseira do contrafilé.

Carnes de Segunda

Esses cortes estão localizados na parte dianteira do animal, onde a atividade muscular é maior, resultando em carnes com textura mais firme. Embora exijam um tempo de preparo mais longo, essas carnes oferecem muito sabor quando preparadas corretamente. Cupim, perfeito para churrascos, e paleta, ótima para cozidos, são ótimas opções nessa categoria. Costela (uma das carnes mais saborosas que existem) também entra nessa categoria.

Publicidade

Leia Também:

Carnes de Terceira

Nessa categoria, encontramos cortes como o músculo e a ponta de agulha, ricos em tecido conjuntivo. Esse tecido, composto por colágeno e elastina, influencia na maciez da carne. Esses cortes são ideais para preparos de cozimento lento, proporcionando pratos suculentos e cheios de sabor.

Dicas Adicionais

  • Cor da Gordura: A cor da gordura pode indicar a idade do animal. Prefira gorduras brancas ou amarelas claras, evitando as amarelas escuras, que podem resultar em carne mais rígida.

  • Técnicas de Amaciamento: Realizar cortes na superfície da carne e utilizá-la em marinadas ácidas, como cerveja ou vinagre, pode ajudar a deixá-la mais macia e suculenta.

E qual é o seu corte de carne preferido? E qual receita você gosta de preparar Conta pra gente nos comentários.

/Dê sua opinião

Qual hábito você acredita que mais impacta o meio ambiente?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!