Sabado, 22 de Marco de 2025
Saiba o que são as Cavalhadas. Neste ano o circuito irá começar em Luziânia

Arte e Cultura

Saiba o que são as Cavalhadas. Neste ano o circuito irá começar em Luziânia

Celebração centenária resgata cultura e promove turismo cultural em Goiás.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As Cavalhadas são celebrações inspiradas nas tradições medievais de Portugal e Espanha, trazidas ao Brasil no século XVI. Em Goiás, essa tradição remonta a 1751, quando ocorreu pela primeira vez na cidade de Santa Luzia, hoje conhecida como Luziânia. Este evento anual une elementos religiosos, culturais e turísticos, celebrando o patrimônio imaterial do estado e atraindo moradores locais e visitantes.

As cavalhadas representam a luta entre os cavaleiros vestidos de azul (cristãos) ou vermelho (mouros), armados de lanças e espadas. A nobreza é representada por reis, príncipes, embaixadores, etc., todos muito bem fantasiados com roupas de época. Os outros personagens mascarados representam o povo.

Pela segunda vez consecutiva, Luziânia tem a honra de sediar o Circuito de Cavalhadas, juntando-se a outros 14 municípios em todo o estado de Goiás. A abertura do evento acontece neste sábado (11), no Ginásio Poliesportivo José de Araújo Leite, com entrada gratuita para todos os interessados.

Publicidade

Leia Também:

Tiago Machado, coordenador das Cavalhadas em Luziânia, destaca o papel pioneiro do município na realização desse evento ao longo dos anos. Ele ressalta que, após um hiato, as Cavalhadas foram retomadas em 2023 e agora, em 2024, abrem oficialmente o Circuito, com a expectativa de se tornarem uma tradição contínua.

Além de preservar tradições antigas, as Cavalhadas promovem o turismo cultural e fortalecem os laços entre as comunidades. Yara Nunes, secretária de Cultura de Goiás, enfatiza a importância desse evento para a identidade do povo goiano e destaca o compromisso do governo estadual em preservar essa manifestação cultural.

O evento não é apenas uma celebração, mas também uma oportunidade para reunir famílias e fortalecer os laços comunitários. Wallysson Soares Meirelles, presidente da Associação das Cavalhadas em Luziânia, compartilha sua conexão pessoal com a tradição, destacando o envolvimento de várias gerações em sua família.

A encenação da batalha entre mouros e cristãos, ricamente ornamentada e coreografada, é o destaque das Cavalhadas. Além disso, os Mascarados, personagens que percorrem as ruas em trajes típicos, adicionam um toque de festividade à celebração, que promete encantar a todos com suas cores, música e história.

 
 
 
 
 
FONTE/CRÉDITOS: Agência Cora Coralina de Notícias
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto: Michelly Matos/Secult

/Dê sua opinião

Qual hábito você acredita que mais impacta o meio ambiente?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!