Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025
Saiba tudo sobre a Mpox, a doença que voltou a preocupar o mundo

Ciência e Tecnologia

Saiba tudo sobre a Mpox, a doença que voltou a preocupar o mundo

Como um vírus antigo voltou a preocupar o mundo – e por que você precisa conhecer a mpox.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Imagine uma doença que já foi chamada de "varíola do macaco", mas que, na verdade, não tem nada a ver com esses animais. Essa é a mpox, uma infecção que voltou a chamar a atenção do mundo.

Mpox é uma doença conhecida por causar feridas na pele, mas a forma como ela se espalha é o que realmente intriga. O contágio acontece principalmente por meio de contato direto – isso inclui beijos, abraços e relações sexuais – com as secreções respiratórias ou as bolhas de uma pessoa infectada. E não para por aí: compartilhar objetos contaminados com fluidos do paciente ou materiais das lesões também pode transmitir a doença.

Os sinais da mpox são bastante variados: cansaço, febre, calafrios, dor de cabeça e no corpo, ínguas, e claro, as temidas bolhas ou feridas na pele. Se você notar esses sintomas, a dica é simples: procure uma unidade de saúde e evite contato com outras pessoas.

Publicidade

Leia Também:

A mpox foi identificada em humanos pela primeira vez em 1970, na atual República Democrática do Congo, durante a disseminação de um subtipo específico. A transmissão ocorria, inicialmente, pelo contato com animais. Mas foi em 2022 que a mpox realmente deu as caras para o mundo, com uma epidemia global causada por outro subtipo, o Clade 2, que resultou em cerca de 140 mortes entre os 90 mil casos registrados em diversos países.

Infelizmente, não há um tratamento específico para a mpox. O que os médicos podem fazer é aliviar os sintomas e prevenir complicações a longo prazo. E o alerta é claro: fique atento à piora dos sintomas, especialmente se as bolhas aumentarem ou se surgirem problemas nos olhos, como inchaço ou conjuntivite.

Você deve estar se perguntando: por que a mpox era conhecida como "varíola do macaco"? A confusão começou porque as primeiras pesquisas indicaram que os macacos poderiam ser os transmissores. Porém, logo ficou claro que o contágio ocorre exclusivamente entre humanos. Para evitar mal-entendidos e proteger os macacos de ataques injustos, a OMS mudou o nome para mpox.

A mpox está de volta, mas não é motivo para pânico. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a criação de um Comitê de Operação de Emergência para monitorar a situação. Segundo ela, não há motivo para alarde, mas é importante estar alerta e informado.

FONTE/CRÉDITOS: Correio Braziliense

/Dê sua opinião

Qual década foi mais culturalmente marcante?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!