Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Sem geladeira? Russos usavam sapos para salvar o leite

História e Geografia

Sem geladeira? Russos usavam sapos para salvar o leite

Antes das geladeiras, sapos eram usados no leite. Parece estranho? Descubra o porquê dessa prática curiosa.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Já imaginou pegar um copo de leite e descobrir que ele foi "refrigerado" por um sapo? Pois é, na Rússia, antes da invenção das geladeiras, essa prática bizarra era mais comum do que parece. Embora hoje soe nojento, o método tinha sua lógica e até possíveis benefícios que a ciência moderna começou a investigar.

Como tudo começou?

No século 19, as caixas de gelo surgiram como alternativa para conservar alimentos, mas em muitas regiões rurais da Rússia, o acesso a essas tecnologias era praticamente inexistente. Então, as pessoas recorreram a um método que passava de geração em geração: colocar sapos dentro do leite.

A ideia era simples — e engenhosa. O sapo ajudava a manter o leite fresco por mais tempo, evitando que ele estragasse rapidamente. Mas como isso era possível?

Publicidade

Leia Também:

Sapos: aliados contra bactérias?

Pesquisadores da Universidade Estadual de Moscou decidiram investigar esse costume peculiar. Eles descobriram que a pele de certas rãs libera secreções com propriedades antibacterianas e antifúngicas. Essas substâncias, conhecidas como peptídeos antimicrobianos, ajudam a combater bactérias e fungos, agindo como uma espécie de conservante natural.

Curiosamente, estudos também indicaram que essas secreções podem combater bactérias resistentes a medicamentos, como aquelas que causam infecções em soldados feridos. Ou seja, os sapos podem ser muito mais "úteis" do que imaginamos!

Apesar de tudo, cientistas alertam que substâncias naturais, como essas secreções, nem sempre são seguras ou eficazes para consumo humano. Mesmo assim, o fato de os russos terem encontrado uma solução tão criativa para um problema prático é digno de nota.

Hoje, com geladeiras modernas, a ideia de usar sapos no leite é coisa do passado, mas ainda desperta a curiosidade e nos faz pensar: até onde a criatividade humana pode ir para superar desafios?

Curiosidade extra:

Você sabia que existem outras culturas que utilizam práticas inusitadas com sapos? Na Amazônia, por exemplo, secreções de rãs são usadas em rituais tradicionais para tratar doenças e melhorar a imunidade.

Mesmo com os benefícios potenciais comprovados, fica a pergunta: você tomaria um leite "geladinho" que foi conservado com a ajuda de um sapo?

Comentários:

/Dê sua opinião

Você prefere assistir mais filmes ou séries nos streamings?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!