A detecção de embriaguez ao volante pode estar prestes a passar por uma revolução. Pesquisadores da Universidade Edith Cowan, na Austrália, estão desenvolvendo câmeras capazes de identificar sinais de embriaguez no rosto dos motoristas, potencialmente eliminando a necessidade do bafômetro.
Atualmente, o bafômetro detecta níveis de álcool no sangue quando o motorista é parado pelas autoridades, mas ele tem limitações. Outros dispositivos e tecnologias de monitoramento da qualidade da condução também existem, mas permitem que o motorista embriagado inicie seu trajeto antes de serem eficazes.
Os pesquisadores australianos criaram um sistema que utiliza câmeras para detectar embriaguez antes que o motorista comece a dirigir. Esta abordagem visa a intervenção precoce, evitando que indivíduos alcoolizados assumam o volante.
Desenvolvimento da Iniciativa:
-
Testes com Voluntários:
- Sessenta voluntários participaram de testes em um simulador de direção.
- Uma câmera de vídeo RGB (vermelho, verde e azul) gravou os rostos dos participantes enquanto dirigiam em três estados: sóbrio, leve embriaguez e grave embriaguez.
-
Análise Algorítmica:
- Um algoritmo de aprendizagem de máquina analisou as imagens, procurando características visuais indicativas de embriaguez.
- Elementos como direção do olhar, movimentos faciais e posição da cabeça foram analisados.
Após o treinamento do algoritmo, o sistema foi testado com novos vídeos de motoristas alcoolizados e conseguiu detectar corretamente o nível de embriaguez em 75% dos casos. Com mais dados, espera-se que a precisão aumente.
Além de ser uma ferramenta útil para as autoridades, o sistema pode ser integrado a um aplicativo de smartphone. Isso permitiria que motoristas testassem a si mesmos e a outras pessoas antes de dirigir, promovendo maior responsabilidade e segurança.
Dr. Syed Zulqarnain Gilani, um dos autores da pesquisa, afirmou que o próximo passo é definir a resolução necessária para empregar o algoritmo de forma eficaz. Ele espera que, assim como o bafômetro, esta tecnologia possa ser amplamente utilizada para prevenir a embriaguez ao volante e salvar vidas nas estradas.