Terça-feira, 18 de Marco de 2025
Tóquio terá escala 4x3 para incentivar casais a terem bebês

Comportamentos

Tóquio terá escala 4x3 para incentivar casais a terem bebês

Tóquio aposta na semana de quatro dias para combater a baixa taxa de natalidade. Será que vai funcionar?

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Você já imaginou que trabalhar menos poderia ser a solução para um dos maiores problemas do Japão? Pois é exatamente isso que o governo de Tóquio está propondo! A partir de abril, os funcionários públicos da capital japonesa terão a opção de trabalhar apenas quatro dias por semana. O motivo? Criar mais tempo para que jovens casais tenham filhos.

A taxa de natalidade no Japão está em queda livre, com o índice de fertilidade atingindo apenas 1,2 — bem abaixo dos 2,1 necessários para manter a população estável. Em 2023, o número de nascimentos foi o mais baixo já registrado, acendendo um alerta para o futuro demográfico do país.

A ideia da governadora Yuriko Koike é simples e ousada: oferecer mais flexibilidade no trabalho para que ninguém precise escolher entre a carreira e a família. E, claro, com três dias de folga por semana, casais terão mais tempo juntos para pensar no futuro — e, quem sabe, aumentar a família.

Mas não é só isso! Outra política permitirá que pais de crianças pequenas saiam mais cedo do trabalho, trocando parte do salário por mais tempo com os filhos. Parece uma troca justa, não?

Publicidade

Leia Também:

Enquanto muitos países estão testando a redução da jornada de trabalho por motivos de bem-estar, Tóquio inova ao usar essa abordagem como estratégia para lidar com uma crise populacional. Será que essa ideia pode inspirar outras nações, ou até mesmo mudar a relação das pessoas com o trabalho e a família?

Comentários:

/Dê sua opinião

Qual hábito você acredita que mais impacta o meio ambiente?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Já Imaginou Isso? no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!