Já pensou em ver sua própria cara em um robô que trabalha em shoppings, aeroportos e até em outros países? Uma empresa russa de robótica ofereceu nada menos que US$ 200 mil (cerca de 1 milhão de reais) para quem estivesse disposto a vender os direitos de seu rosto e voz para sempre!
A Promobot, especializada em criar robôs hiper-realistas, estava buscando um "rosto amigável" para modelar um novo assistente humanóide. O projeto seria usado em locais movimentados e deveria replicar não apenas a aparência, mas também a voz do escolhido.
Como Funciona Esse Processo?
Para criar um gêmeo robôtico de carne e circuitos, o candidato teria que passar por um escaneamento 3D e gravar cerca de 100 horas de fala para que sua voz fosse replicada pela inteligência artificial. Ou seja, além do rosto, a empresa queria capturar também a maneira de falar e entonação do escolhido.
A ideia era evitar problemas legais no futuro e permitir que a imagem e voz do robô fossem usadas sem restrições. Em outras palavras, quem topasse o acordo não teria mais nenhum controle sobre como e onde sua versão robótica seria utilizada.
O Interesse Foi Enorme!
A oferta viralizou rapidamente e, em pouco tempo, mais de 20.000 pessoas se inscreveram para vender sua identidade para a Promobot. O interesse foi tão grande que a empresa suspendeu as inscrições antes do previsto.
A Promobot, que já lançou modelos como o Android Robo-C, já desenvolveu robôs personalizados com rostos reais anteriormente. Esses robôs são utilizados como assistentes para diferentes propósitos, desde serviço ao cliente até o entretenimento.
Mas Vale a Pena Vender Sua Identidade?
A proposta levanta questões interessantes. Afinal, quanto vale a sua imagem? Se um robô idêntico a você fosse visto pelo mundo, como isso impactaria sua vida?
Com a evolução da robótica e da inteligência artificial, esse tipo de "compra de identidade" pode se tornar cada vez mais comum. Em um futuro próximo, poderemos ver várias pérs de pessoas reais sendo utilizadas em assistentes robóticos.
E você, aceitaria vender seu rosto para um robô? Conta pra gente nos comentários!
Comentários: