Enquanto boa parte do mundo celebra o amor em 14 de fevereiro, no famoso Valentine’s Day, aqui no Brasil o romantismo bate à porta um pouco mais tarde, em 12 de junho. Mas por que será que comemoramos o Dia dos Namorados em uma data diferente?
Spoiler: o motivo envolve mais marketing do que romance.
A origem brasileira do Dia dos Namorados
Diferente do que muitos pensam, o Dia dos Namorados no Brasil não tem raízes religiosas. A ideia surgiu em 1948, quando o publicitário João Doria (pai do ex-governador João Doria Jr.) foi contratado por uma loja para aumentar as vendas no mês de junho, que era considerado fraco para o comércio.
A solução? Criar uma nova data comemorativa inspirada no sucesso do Dia das Mães.
Mas por que 12 de junho? Simples. É véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. A associação caiu como uma luva para uma campanha publicitária que dizia:
"Não é só com beijos que se prova o amor".
O sucesso foi tão grande que, no ano seguinte, a ideia já se espalhava por todo o país. Hoje, o Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
E o Valentine’s Day, vem de onde?
Nos Estados Unidos e em muitos países da Europa, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro, o chamado Valentine’s Day. Essa data é inspirada em São Valentim, um padre que viveu no século 3 em Roma.
Na época, o imperador Cláudio II proibiu os casamentos, acreditando que solteiros rendiam mais como soldados. Valentim, discordando da ideia, continuou celebrando casamentos escondido. Quando foi descoberto, acabou preso e condenado à morte.
Diz a lenda que, na prisão, ele se apaixonou pela filha do carcereiro e escreveu uma carta de despedida assinada "Do seu Valentim". Foi esse gesto que deu origem à tradição de enviar cartões no dia 14 de fevereiro.
Curiosidades que você talvez não sabia
-
No Japão, as mulheres é que presenteiam os homens no Valentine’s Day, e os homens retribuem um mês depois, no chamado White Day.
-
Na Coreia do Sul, casais comemoram o amor todo dia 14 de cada mês, com diferentes temas como o Dia do Beijo, o Dia do Chocolate e até o Dia dos Solteiros.
-
Em alguns países da Europa, a troca de cartões e cartas manuscritas ainda é mais valorizada do que presentes caros.
-
No Brasil, o Dia dos Namorados também movimenta o setor de viagens românticas, com picos de reservas em hotéis e pousadas no mês de junho.
O amor tem data para ser celebrado?
Apesar das origens diferentes, o objetivo é o mesmo: celebrar o amor. Seja com flores, chocolates, declarações ou apenas uma boa companhia, o que importa mesmo é viver a essência do carinho e da conexão.
E cá entre nós... já imaginou se o Brasil tivesse duas datas para comemorar o amor?
